quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cursos do Blog - Eletricidade

Primeira aula
Eletrostática. Processos de eletrização (I)

Borges e Nicolau

Exercícios de Revisão 

Revisão/Ex 3: resolução 

01. Incorreta. A pele de coelho figura antes do que o teflon na série triboelétrica. Logo, atritando-se pela de coelho com teflon a pele de coelho fica eletrizada positivamente, por ceder elétrons ao teflon.
02. Correta. Por atrito o vidro e a seda adquirem cargas elétricas de sinais opostos. Logo, ao serem aproximados vão se atrair.
04. Correta. Por atrito o vidro e o papel adquirem cargas elétricas de mesmo valor absoluto e sinais opostos. Note que o vidro figura antes do que o papel na série triboelétrica. Portanto, o vidro fica positivamente eletrizado.
08. Correta. A tendência de receber elétrons do teflon ao será atritado com couro é maior do que a tendência da pele de coelho, de receber elétrons, ao ser atritada com couro.
16. Incorreta. Os dois bastões de vidro, ao serem atritados com pele de gato, eletrizam-se positivamente. Logo, vão se repelir ao serem aproximados.
32. Incorreta. Os bastões de madeira ficarão neutros, pois ambos têm a mesma tendência de trocar elétrons.


Resposta: 14 (02+04+08)


Clique aqui para voltar ao Blog

Um comentário:

  1. 02. Correta. Por atrito o vidro e a seda adquirem cargas elétricas de sinais opostos. Logo, ao serem aproximados vão se atrair.

    É possível chegar nessa conclusão somente com os dados do enunciado?

    ResponderExcluir