Ahhh como o bloco de maior peso é o do lado direito, a tendência do bloco de 10 kg é se mover para o bloco mais pesado, então a força de atrito sempre será contrária ao movimento do bloco.
Primeiro ele marca as forças que atuam no sistema. No bloco de 4 kg ele vai marcar a tração do fio pra cima e o peso do bloco para baixo, vai fazer a mesma coisa no bloco de 6 kg. No bloco de 10 kg, ele marcar as trações dos fios e ele tbm poderia marcar a normal de contato contrária ao peso do bloco, mas não vai precisar para resolver a questão. Depois que ele faz isso, ele calcula o somatório das forças que atuam no sistema. Como o problema diz que o sistema está em equilíbrio, temos que a força resultante é igual a zero, vejamos: Fat + Ta - Tc = 0. Depois é só substituir os valores. Espero que tenha ajudado.
Me desculpa, mas não consegui entender. Pode explicar mais detalhadamente por favor? :)
ResponderExcluirAhhh como o bloco de maior peso é o do lado direito, a tendência do bloco de 10 kg é se mover para o bloco mais pesado, então a força de atrito sempre será contrária ao movimento do bloco.
ResponderExcluirPrimeiro ele marca as forças que atuam no sistema. No bloco de 4 kg ele vai marcar a tração do fio pra cima e o peso do bloco para baixo, vai fazer a mesma coisa no bloco de 6 kg. No bloco de 10 kg, ele marcar as trações dos fios e ele tbm poderia marcar a normal de contato contrária ao peso do bloco, mas não vai precisar para resolver a questão. Depois que ele faz isso, ele calcula o somatório das forças que atuam no sistema. Como o problema diz que o sistema está em equilíbrio, temos que a força resultante é igual a zero, vejamos:
ResponderExcluirFat + Ta - Tc = 0. Depois é só substituir os valores.
Espero que tenha ajudado.
Assim, para aprender esse tipo de prolema só fazendo muitos exercícios!
ResponderExcluir