sábado, 16 de novembro de 2013

Especial de Sábado

Um pouco da História da Física

Borges e Nicolau

Galileu Galilei (Pisa 1564 – Arcetri 1642), matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano, desempenhou um papel importante no desenvolvimento científico moderno. Enquanto pesquisava um determinado fenômeno fazia uso de experimentos para provar suas teorias. Partiu dele a advertência: “é preciso aprender a ler o grande livro da natureza escrito em caracteres matemáticos”, isto é, aliou o método experimental e a Matemática no intuito de desvendar os segredos da Física. 

Com esse processo de trabalho estabeleceu a lei da queda dos corpos e a lei da Inércia, passos importantes no desenvolvimento da Mecânica.

Galileu foi também um dos pioneiros no estudo do céu com o auxílio de instrumentos. São notáveis suas anotações detalhadas das fases da Lua e de suas crateras, além dos estudos sobre as manchas solares e os satélites de Júpiter. Com esta última descoberta concluiu que a Terra não poderia ser o centro do Universo, tornando-se defensor do Sistema heliocêntrico proposto por Nicolau Copérnico (Torun 1473 - Frauenburgo 1543), astrônomo e matemático polonês.

Galileu aceitou as descobertas de Johannes Kepler (Weil der Stadt 1571 – Ratisbona 1630), astrônomo, matemático e astrólogo alemão. Kepler, com quem Galileu trocava constantemente cartas, descreveu o movimento dos planetas, inclusive o da Terra em torno do Sol, destacando a forma elíptica das órbitas. Galileu foi contemporâneo de René Descartes (La Haye, província de Touraine.1596 – Estocolmo, Suécia 1650), cientista e filósofo francês, Blaise Pascal (Clermont-Ferrand 1623 – Paris 1662), matemático, físico e filósofo francês, Simon Stevin (Bruges 1548 – Leyden 1620), matemático flamengo e Evangelista Torricelli (Faenza 1608 – Florença 1647), físico e matemático italiano. x 
Torricelli tornou-se um dos principais discípulos de Galileu, assistindo-o nos três últimos meses de sua vida e sucedendo-o como matemático na corte de Florença. Galileu Galilei foi condenado pela Inquisição em 1633 e obrigado a abjurar suas teorias, inclusive que a Terra se movesse no espaço. Conta a lenda que, depois dessa negativa teria murmurado “Eppur si muove!” (E no entanto ela se move!).

O papa João Paulo II absolveu Galileu perante a Inquisição, em 1992, três séculos e meio depois de sua condenação.

Fontes:
Os fundamentos da Física Volume 1
Os Movimentos, pequena abordagem sobre Mecânica

Próximo sábado: Robert Hooke.

Clique aqui para ver a biografia de Isaac Newton.
Clique aqui para ver a biografia de Nicolau Copérnico.

Clique aqui para voltar ao Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário