sábado, 11 de janeiro de 2014

Especial de Sábado

Um pouco da História da Física

Borges e Nicolau

Fahrenheit
 

Daniel Gabriel Fahrenheit nasceu em Danzig, Alemanha atual Gdansk, Polônia em 1686. Dedicou-se ao comércio e em uma  viagem à Inglaterra, conheceu o físico Willem Jacob’s Gravesande e sob influência deste, passou a se interessar pela construção de instrumentos científicos. 

Seu primeiro termômetro, construído em 1709, usava álcool como substância termométrica. Como o ponto de ebulição do álcool é relativamente baixo e o termômetro não permitia medir temperaturas mais altas, em 1714, Fahrenheit trocou o álcool pelo mercúrio, após desenvolver uma técnica para purificá-lo. O mercúrio com substância termométrica permitiu aos termômetros maior precisão.

Fahrenheit desenvolveu suas investigações com base no trabalho do físico e astrônomo dinamarquês Olaf Röemer ao qual havia visitado em 1708, em Copenhague, e aprendido muito sobre a construção e aferição de termômetros
A escala que leva seu nome foi criada em 1724, adotando como “zero” uma mistura de gelo, água e sal de amônia e 96 para a temperatura do corpo humano. 


Posteriormente fez ajustes em sua escala e para definir os pontos fixos aperfeiçoou as técnicas desenvolvidas por Röemer atribuindo os valores 32 e 212, respectivamente, para os pontos de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal. Medidas mais precisas indicam que a temperatura média do corpo humano é da ordem de 98,6 °F.

Fahrenheit também descobriu o fenômeno de sobrefusão da água, isto é, o resfriamento da água abaixo de seu ponto normal de fusão, sem se converter em gelo.

Morreu em 1736, aos 50 anos, em Haia, na Holanda..

Próximo sábado: Kelvin.

Clique aqui para ver a biografia de Isaac Newton.
Clique aqui para ver a biografia de Nicolau Copérnico.
Clique aqui para ver a biografia de Galileu Galilei.

Clique aqui para ver a biografia de Robert Hooke.
Clique aqui para ver a biografia de Johannes Kepler.

Clique aqui para ver a biografia de Arquimedes.
Clique aqui para ver a biografia de Stevin.
Clique aqui para ver a biografia de Torricelli.
Clique aqui para ver a biografia de Pascal.
Clique aqui para ver a biografia de Bernoulli.
Clique aqui para ver a biografia de Fahrenheit.

Clique aqui para voltar ao Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário