sábado, 1 de fevereiro de 2014

Especial de Sábado

Um pouco da História da Física

Borges e Nicolau

Gauss
 

Carl Friendrich Gauss, matemático, astrônomo e físico alemão, nasceu em 1777 na cidade de Brunswick e faleceu em 1855, em Göttingen. Foi uma criança prodígio e gostava de fazer cálculos matemáticos. Consta que aos dez anos, seu professor da escola primária pediu aos alunos que somassem os números inteiros de um a cem. Todos se envolveram no cálculo, mas Gauss imediatamente deu a resposta, 5050. 

Provavelmente ele tenha usado a propriedade de simetria dos termos de uma progressão aritmética:
(1+100) + (2+99) + (3+98) +.......+ (50+51) = 101 + 101+101+.......+101 = 101x50 = 5050

O Duque de Brunswick tomou conhecimento do talento de Gauss e financiou seus estudos, na conclusão do ensino secundário e depois na Universidades de Göttingen, onde estudou de 1795 a 1798. Apresentou sua tese de doutoramento na Universidade de Helmstedt. Em 1801 publicou o livro “Disquisitiones arithmeticae”, dedicando-o ao Duque de Brunswick. Realizou importantes estudos no campo da Matemática, como por exemplo, na Teoria dos Números, na Álgebra, na Geometria, no Cálculo das Probabilidades e na Teoria dos Erros. 

Dedicou-se, também, à Mecânica Celeste, sendo designado, em 1807, professor de Astronomia e diretor do Observatório da Universidade de Göttingen, cargo em que permaneceu por quase 50 anos. Publicou em 1809 a obra “Teoria do Movimento dos Corpos Celestiais Girando em volta do Sol”. Envolveu-se em detalhes na construção de novos equipamentos do Observatório, o que o levou a resultados significativos. Apresentou inúmeras contribuições ao estudo da Mecânica, da Acústica, da Óptica e do Magnetismo e em particular do Magnetismo Terrestre. 

Em 1840, estabeleceu a teoria das lentes, apresentando o conceito de distância focal e desenvolvendo as fórmulas que permitem determinar as posições e os tamanhos das imagens formadas por meio de lentes.
(Fonte: Os fundamentos da Física. Editora Moderna)


Próximo sábado: Joule.

Clique aqui para ver a biografia de Isaac Newton.
Clique aqui para ver a biografia de Nicolau Copérnico.
Clique aqui para ver a biografia de Galileu Galilei.

Clique aqui para ver a biografia de Robert Hooke.
Clique aqui para ver a biografia de Johannes Kepler.

Clique aqui para ver a biografia de Arquimedes.
Clique aqui para ver a biografia de Stevin.
Clique aqui para ver a biografia de Torricelli.
Clique aqui para ver a biografia de Pascal.
Clique aqui para ver a biografia de Bernoulli.
Clique aqui para ver a biografia de Fahrenheit.
Clique aqui para ver a biografia de Celsius.
Clique aqui para ver a biografia de Kelvin. 

Clique aqui para voltar ao Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário