sábado, 9 de novembro de 2013

Especial de Sábado

Um pouco da História da Física

Borges e Nicolau

Nicolau Copérnico (1473–1543) nasceu na Polônia. Aos 18 anos iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Cracóvia, concluindo-os em Bolonha, Itália, onde estudou Direito Canônico e foi influenciado pelo humanismo italiano, dedicando-se também à Matemática e Astronomia.

Após tornar-se doutor em Direito Canônico, em 1503, na Universidade de Ferrara, Copérnico foi nomeado professor de Astronomia na Universidade de Roma. Nesse período, passou a estudar e a questionar as ideias da Astronomia tradicional de Ptolomeu.

Copérnico, apesar da dedicação à Igreja Católica, nunca abandonou o estudo sobre a estrutura do Universo, dedicando-se especialmente à análise dos eclipses que ocorreram em 1509 e 1511. Após anos de trabalho de observação do céu e utilizando fórmulas matemáticas e sua teoria dos movimentos orbitais, previu as posições dos planetas Marte, Saturno, Júpiter e Vênus, comprovando a adequação de seu modelo.

O modelo de Copérnico mostrava que a Terra girava uma vez por dia em torno de seu eixo e uma vez por ano ao redor do Sol, que, por sua vez, estava no centro do Universo. Esse modelo do sistema solar ficou conhecido como heliocêntrico. Por tê-lo criado, Copérnico é considerado o fundador da Astronomia moderna. Suas fórmulas permitiam calcular a posição de cada planeta e a ocorrência de eclipses. 

Copérnico decidiu não publicar suas conclusões até conseguir convencer outros estudiosos de sua validade, pois temia ser censurado e perseguido pela Igreja. Sua obra De revolutionibus orbium coelestium ("Sobre as revoluções dos corpos celestes"), publicada prudentemente no ano de sua morte, rompe com o passado, propondo ser o Sol o centro do Universo. Seus estudos  foram os alicerces nos quais se apoiaram grandes desbravadores do conhecimento, como Galileu, Kepler e Newton.
(Fonte: Física - Nicolau, Torres, Penteado – Coleção: Vereda Digital, Editora Moderna).

Próximo sábado: Galileu Galilei.

Clique aqui para ver a biografia de Isaac Newton.

Clique aqui para voltar ao Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário