Borges e Nicolau
Torricelli
Evangelista Torricelli, físico e matemático italiano, nasceu em 1608 em Faenza, comuna italiana da região Emilia-Romagna, província de Ravenna. A morte do pai ocorreu quando Torricelli era muito jovem e, por isso, ele foi educado por um tio.
Em 1627 foi para Roma estudar ciências, sob a orientação do beneditino Benetto Castelli (1577-1644). Interessou-se pela obra de Galileu Galilei (1564-1642) e em 1641 escreveu um tratado sobre movimento, apresentando notáveis considerações a respeito da terceira jornada da obra “Discursos e Demonstrações Matemáticas acerca de Duas Novas Ciências”, de Galileu.
Nesta terceira jornada são desenvolvidas as teorias sobre o movimento uniforme e sobre o movimento naturalmente acelerado.
Torricelli tornou-se um dos principais discípulos do mestre florentino, assistindo-o nos três últimos meses de sua vida e sucedendo-o como matemático na corte de Florença.
Embora conhecido pela equação que relaciona a velocidade de um corpo com a posição que ele ocupa, sem a necessidade de se saber o instante em que o corpo passa pela citada posição, Torricelli realizou inúmeros estudos em Matemática e Física.
Entre outros, estabeleceu a ideia de pressão atmosférica, inventou o barômetro e observou que a pressão atmosférica variava com a altitude. Torricelli faleceu em 1647, aos 39 anos de idade, na cidade de Florença, capital da região da Toscana.
Próximo sábado: Pascal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário