sábado, 18 de janeiro de 2014

Especial de sábado

Um pouco da História da Física

Borges e Nicolau

Celsius
 

Anders Celsius nasceu em Uppsala, Suécia, em 1701. Foi físico e astrônomo, sendo professor de astronomia da Universidade de Uppsala e um dos fundadores e diretor do Observatório de Astronomia de Uppsala. Alem das importantes investigações astronômicas realizadas, Celsius também se dedicou ao estudo do fenômeno da aurora boreal, percebendo que ela tem causa magnética.

Durante muitos anos visitou os principais observatórios europeus, tendo trabalhado com importantes astrônomos. Propôs à Academia Real das Ciências da Suécia, em 1742, uma escala relativa de temperatura que adotava “zero” para o ponto de ebulição da água e 100 para seu ponto de congelamento. Os valores adotados por Celsius para os pontos fixos evitava que as temperaturas usuais tivessem valores negativos.

Um ano após a morte de Celsius, o  biólogo sueco Carlos Lineu (1707-1778) propôs, em 1745, a inversão dos valores, adotando” zero” para o ponto do gelo e 100 para o ponto do vapor, sob pressão normal, originando a escala como a conhecemos atualmente.

Durante muito tempo o grau desta escala foi chamado de grau centígrado. Somente em 1948 o Comitê Internacional de Pesos e Medidas, substituiu o nome grau centígrado para grau Celsius e adotou, para a escala, o nome escala Celsius. A escala proposta por Celsius foi posterior àquela proposta por Fahrenheit.

Anders Celsius morreu em 1744, em Uppsala, aos 42 anos.

Próximo sábado: Kelvin.

Clique aqui para ver a biografia de Isaac Newton.
Clique aqui para ver a biografia de Nicolau Copérnico.
Clique aqui para ver a biografia de Galileu Galilei.

Clique aqui para ver a biografia de Robert Hooke.
Clique aqui para ver a biografia de Johannes Kepler.

Clique aqui para ver a biografia de Arquimedes.
Clique aqui para ver a biografia de Stevin.
Clique aqui para ver a biografia de Torricelli.
Clique aqui para ver a biografia de Pascal.
Clique aqui para ver a biografia de Bernoulli.
Clique aqui para ver a biografia de Fahrenheit.

Clique aqui para voltar ao Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário