terça-feira, 14 de junho de 2016

Cursos do Blog - Termologia, Óptica e Ondas

19ª aula
Termodinâmica (IV)

Borges e Nicolau

Exercícios de revisão

Revisão/Ex 1: resolução

(01) Incorreta. Ao ir do estado A para o estado B a temperatura aumenta e portanto aumenta a energia interna do sistema.
(02) Incorreta. Ao ir do estado B para o estado C o sistema realiza trabalho e aumenta a energia interna. Logo, o sistema deve receber calor.
(04) Correta. Ao ir de C para D o sistema não troca trabalho e diminui sua energia interna. Logo, cede calor.
(08) Incorreta. Na transformação CDA o sistema recebe trabalho e sua energia interna diminui. Logo, o sistema cede calor.

Resposta: 04
 

Clique aqui para voltar ao Blog

2 comentários:

  1. Olá professor,por favor pode me ajudar? Eu estou com duvida nesse ultimo item dessa questão.Pelo que entendi o trabalho vai ser negativo(há uma compressão),dai quando se tem uma compressão a energia interna não aumenta?Vc comentou que diminui....mas se vc for olhar pelo grafico vc vê que de D para o A há uma diminuição de temperatura,diminuindo ,assim ,a energia interna.Mas o qe eu não entendi foi porque ele cede calor?me ajude prof,por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos,

    Com base na 1 Lei da Termodinâmica (dQ = dU + W), entenda dQ = Variação de Calor e dU = Variação da Energia Interna, pois bem retomando, como não há variação do volume não há Trabalho (w). O que sobrou? dQ = dU, então, qualquer alteração na Energia Interna surtirá o mesmo na variação de calor. Além disso, como a temperatura é proporcional a pressão e está diminuiu, logo, a temperatura e a energia interna diminuíram. Então, a única maneira de diminuir a energia interna é cedendo calor. Compreendi? Qualquer coisa é só falar, coloco-me a disposição para eventuais dúvidas. Okay!

    ResponderExcluir